Vista a "camisola" do cliente!...
O sucesso de qualquer empresa, independentemente da sua área de atuação, depende sempre do mesmo fator... a satisfação dos seus clientes.
Afinal, quem são os seus clientes?
Sabe quantos dos seus clientes compram regularmente na sua empresa?
Ao conseguir conhecer os seus clientes, mais valor poderá agregar aos produtos e serviços que comercializa, alcançando a sua fidelização. Clientes satisfeitos são mais fiéis à marca, têm um maior índice de retorno e além disso, recomendam a empresa aos seus familiares e conhecidos, sendo este o canal de publicidade mais eficiente.
Conhecer o perfil do cliente, é um fator importante ao qual as empresas devem de prestar mais atenção. Se de um lado temos os "consumidores seniores" que, procuram um atendimento mais personalizado e diferenciado, do lado oposto, o desafio atual é em relação ao "consumidor jovem", mais globalizado e sempre ligado à internet. Este novo consumidor, tem à distancia de um clique acesso a todo tipo de informações sobre o produto ou empresa. Estudos referem que quanto mais jovem é o cliente, menor é o seu nível de satisfação e de fidelização.
Perante este novo paradigma, é preciso que todos saibam vestir a camisola do cliente, pois é ele que mantém o emprego de todos os setores de qualquer organização. Vestir a camisola do cliente, significa fazer o possível e até o impossível para superar a sua expectativa.
Quando um colaborador/vendedor veste a camisola da empresa, significa que se compromete com a mesma, a preservar a imagem desta, exercer a sua função de forma correta, clara e transparente, respeitar a hierarquia, valores, procedimentos, colegas de trabalho, prestar o melhor atendimento, etc., assim sendo, o colaborador/vendedor é o que dá a "cara" pela empresa, quando atende o cliente.
Um colaborador/vendedor que saiba vestir a camisola do cliente, passa a ser o elo de ligação entre este e a empresa, passa a ser o seu "representante" para encontrar soluções, agilizar processos, solucionar problemas, enfim, facilitar todos os passos e processos. Este colaborador/vendedor, passa a ser o responsável por “defender” os interesses do cliente, sem causar qualquer prejuízo à empresa, podendo inclusive, solicitar a alteração de alguns procedimentos e de alguns processos, porque o mercado é dinâmico, com isso, as normas, os processos e os procedimentos mudam rapidamente, e se a empresa não acompanhar estas mudanças, ficará para trás, ou ainda pior, poderá ficar fora do mercado.
“Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando o seu dinheiro em algum outro lugar." by Sam Walton - fundador da Walmart
Ao olhar para a realidade do mercado, cada vez mais competitivo, as empresas que querem ter sucesso e crescer cada vez mais, precisam ter em seus quadros, colaboradores que vistam as duas camisolas, a da empresa e a do cliente, pois desta forma conseguem ser o mediador da relação, consumidor vs empresa, de forma mais clara e transparente.
Assim, todos saem a ganhar, o cliente tem um atendimento diferenciado, ao ter as suas necessidades atendidas, sem qualquer problema porque o colaborador que veste as duas camisolas, consegue antecipar-se ao problema de forma mais rápida e eficaz. A empresa perante este tipo de colaboradores, sabe que estes defenderão os interesses de ambos os lados sem qualquer prejuízo, visando sempre a satisfação do cliente, incrementando o aumento da faturação.
Por isso, devemos pensar bem neste assunto, e entender a importância dos colaboradores saberem vestir as duas camisolas! Porque afinal, as empresas não sobrevivem sem clientes, mas também sabemos que, os clientes precisam das empresas para adquirir produtos ou serviços!
Assim, a questão é saber se a sua empresa quer ser uma das que os clientes procuram, quando se sentem encantados e fidelizados? Para isso acontecer com frequência, proporcione aos seus colaboradores, autonomia para vestir a "camisola" do cliente, porque afinal é ele quem manda!