Liderança e Reconhecimento..."a grande pessoa aumenta as outras"
A Liderança consiste na arte de despertar o interesse de pessoas/profissionais e/ou equipas, através do exemplo, conduzindo-as a alcançar objetivos com êxito!
Tal como na nossa vida pessoal, como no ambiente profissional, existem pessoas que dispõem de competências para liderar e outras para serem lideradas.
Uma empresa é tão bem sucedida quanto os seus trabalhadores, qualquer que seja a área de atividade. E as regras de liderança aplicam-se sempre, quer seja responsável por um escritório, por uma loja de retalho ou por um negócio online, sendo que até os melhores funcionários precisam de orientação e incentivo para ter sucesso. Saber dar orientação é fundamental para a manutenção de um ambiente de trabalho positivo, que, por sua vez, aumenta a produtividade.
São cada vez mais raros nas empresas, líderes com competências para, ensinar, acompanhar, delegar e inspirar os colaboradores para que estes, mantenham a sua motivação e cumpram as suas tarefas com qualidade. Hoje, constato que muitos líderes - ineficazes - "escondem-se" atrás da comunicação digital, evitando o contacto humano genuíno, enviam e-mails aos seus colaboradores, em vez de privilegiarem o contato cara a cara.
Os líderes eficazes estão cientes de que as outras pessoas podem ver as coisas de forma diferente da deles. E, como líderes, querem saber como as pessoas vêem as coisas e o que sentem. No sentido de aumentar a sua empatia, coloque-se no lugar da outra pessoa e tente ver o mundo a partir do ponto de vista dela. Tente entender as pressões, responsabilidades e o que se exige à outra pessoa. E diga-lhe: “gostava de saber mais” para aumentar a sua empatia.
"A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer. by Harry Truman"
Os grandes líderes, são grandes reconhecedores. Seja verbalmente ou por escrito, saiba reconhecer o trabalho da sua equipa, quer individualmente, ou coletivamente. Todos os colaboradores, gostam de ser reconhecidos pelo seu esforço, reconhecer os outros é fácil de se fazer e há sempre algo que o líder pode reconhecer.
Não se esqueça de lhes dar feedback de forma regular – o pior que um líder pode fazer é não falar com a sua equipa. Porque uma grande parte do desenvolvimento de uma equipa de sucesso consiste em ter um canal de feedback aberto. Os colaboradores, precisam saber sempre em que ponto estão. Sendo igualmente importante que, enquanto líder, seja transparente e recetivo em relação ao feedback proveniente da sua equipa. Os funcionários devem ter espaço e sentir-se à vontade para, de modo respeitoso, expressarem quaisquer pensamentos ou preocupações. Quando ouve o que eles consideram que está bem e o que pode precisar de mudar, fica com melhor perceção de como o seu negócio está a correr.
Termino, com esta passagem do livro "Prometo Perder" de Pedro Chagas Freitas, fazendo a ponte para o mundo corporativo, para demonstrar o que são verdadeiros líderes...
"A grande pessoa aumenta as outras. Expande-as. Porque não tem medo de quem é grande. O grande adora os grandes. O pequeno com a mania que é grande teme de morte os grandes. Ataca-os; acusa-os de, afinal, não serem grandes nenhuns. E é por isso que não passa de um minorcazinho.
Ser grande é sobretudo isto: ajudar todos os que estão à volta a serem grandes também. Com inteligência, com carácter, com sonho, com uma dose bem grande de loucura e de sensibilidade. E com um egocentrismo particular: a felicidade dos grandes é também a felicidade de todos os que vê passarem, aos poucos, a ser grandes. Só os grandes crescem. A grande pessoa aumenta o mundo. Aprende."