top of page

O "líder"​ tem de saber mudar a insatisfação e saber motivar!...


Todo o tipo de relacionamento humano seja pessoal ou empresarial, tem como fundamento uma emoção. Relacionamentos duradouros são possíveis, quando os objetivos comuns visam o bem comum. Os casais mantêm relacionamentos saudáveis, mesmo depois das bodas de ouro, por serem cúmplices e capazes de renovar o espírito do relacionamento, a renovação dos mais simples hábitos, surpreendendo com informações e reciprocidade de compensações. Por isso, o bom relacionamento corporativo é pautado nas mesmas bases, apenas sendo diferenciado pela quantidade dos possíveis interessados.


"Líderes natos" sabem perceber as carências nos seus seguidores. Colaboradores satisfeitos, sabem retribuir com empenho e conhecimento, transformando as mais difíceis tarefas em simples, com um único objetivo, obter os melhores resultados.


"As coisas que você mais quer, acontecem quando você menos espera. Katy Perry"


A pensar no bem estar das suas equipas e, por consequência, nos resultados, os "grandes líderes" têm de encontrar nos mais diversos segmentos, inclusive naqueles que, a princípio, nada possam ter a ver com os objetivos e formação das suas empresas, ferramentas eficazes e capazes de manter os seus colaboradores motivados e com relacionamentos saudáveis. Com esta ação, os resultados começam a surgir, originando o sucesso da equipa que, assim se vai manter equilibrada emocionalmente e focada nos resultados.


E onde se deve encontrar tanta motivação em cenários corporativos tão permeados de oscilações?


O mais comum, apesar de estar desmotivado, é a permanência do colaborador na empresa, porque se acomoda e necessita do emprego para fazer jus aos seus compromissos pessoais e familiares. Tal como, podemos observar o oposto, que é a saída do colaborador, porque já não se sente confortável ou não acredita na estrutura da empresa. Sendo esta ultima possibilidade, aquela que é assumida por profissionais competentes que, não têm medo da mudança porque acreditam nas suas capacidades.


"Às vezes uma coisa boa acaba para que outra melhor comece."


Se uma empresa não consegue perceber qual é a razão da insatisfação dos seus colaboradores, vai acabar por originar a perda de motivação e o empenho destes.


Ao identificar uma insatisfação, o próximo passo é criar maneiras de ouvir os colaboradores. Nem sempre uma pergunta direta é a melhor forma de obter informações sobre o motivo da insatisfação. Por exemplo, dificilmente um colaborador irá reclamar ao "Diretor" sobre o seu "Chefe". Grande parte destas insatisfações, são recolhidas em momentos informais, nos quais o diálogo permita identificar as mensagens nas entrelinhas.


Saber abordar e questionar os colaboradores também é uma forma de descobrir os motivos das insatisfações e como saber lidar com elas. Um colaborador que se motiva por desafios e que, está há muito tempo na mesma função provavelmente estará infeliz.


Os líderes devem abrir canais de comunicação, para saberem o que motiva os seus colaboradores individualmente. Pois é improvável que, todos na mesma equipa tenham exatamente o mesmo fator de motivação. É com base nesse conhecimento que eles devem fazer alterações na empresa, de maneira a criar condições mais favoráveis para que a satisfação volte, o entusiasmo se instale e todos tenham foco nos objetivos, com excelência.


O importante é que as pessoas se sintam motivadas e satisfeitas com a empresa.

Artigos em destaque:
Artigos recentes:
Tags:
Nenhum tag.
Siga-me...
  • LinkedIn Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page