top of page

A herança do trabalho!


Um jovem candidatou-se a um alto cargo numa grande empresa. Passou a entrevista inicial e foi selecionado para a entrevista final com o Diretor da empresa.


O diretor viu o seu CV, era excelente!

E perguntou-lhe:


- Você recebeu alguma bolsa na escola?

- o jovem respondeu - Não!

- Foi o seu pai que pagou os estudos?

- Sim. - respondeu ele.

- Onde é que o seu pai trabalha?

- O meu pai tem uma serralharia.


O Diretor, pediu ao jovem para lhe mostrar as suas mãos.

O jovem mostrou um par de mãos suaves e perfeitas.


- Você já ajudou alguma vez o seu pai no trabalho?

- Nunca, os meus pais sempre quiseram que eu estudasse. Além disso, ele pode fazer essas tarefas melhor do que eu.


O Diretor disse-lhe:

- Eu tenho um pedido, hoje, quando você for para casa, lave as mãos do seu pai. E amanhã de manhã, venha ter comigo novamente.


O jovem sentiu que, a chance de conseguir o trabalho era alta!


Quando voltou para casa, ele pediu ao pai para deixa-lo lavar as suas mãos.

O pai sentiu-se estranho e ao mesmo tempo feliz, era uma mistura de sentimentos. O jovem lavou as mãos do pai lentamente. Foi a primeira vez que ele percebeu que, as mãos do seu pai estavam enrugadas e tinham muitas cicatrizes. Algumas contusões eram tão dolorosas que sua pele arrepiou-se quando a tocou!


Esta foi a primeira vez que o jovem, deu conta do significado do par de mãos enrugadas do seu pai que, trabalha todos os dias para pagar os seus estudos. As contusões nas mãos, eram o preço que o seu pai teve de pagar pela sua educação, para lhe proporcionar um bom futuro.

Depois de limpar as mãos do seu pai, o jovem ficou em silêncio, arrumando e limpando a oficina do pai. Naquela noite, pai e filho conversaram por muito tempo.


Na manhã seguinte, o jovem foi encontrar-se com o Diretor.

O Diretor viu as lágrimas nos olhos do jovem quando lhe perguntou:


- Você pode-me dizer o que fez ontem em sua casa?

O jovem respondeu:

- Lavei as mãos do meu pai e também ajudei a limpar e a arrumar a oficina.

- Que lição aprendeu? - perguntou o Diretor

- Agora eu sei o que é valorizar e reconhecer. Sem os meus pais, eu não seria quem eu sou hoje... Por ajudar ontem o meu pai, hoje percebo o quão difícil e duro é para conseguir fazer algo sozinho. Aprendi a apreciar a importância e o valor de ajudar a família!


O Diretor disse-lhe:

- Isso é o que eu procuro nos meus colaboradores. Quero contratar uma pessoa que possa apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conhece os sofrimentos dos outros para fazer as coisas, e que, não coloca o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Uma pessoa que saiba o que é a “herança do trabalho”. Você está contratado!


Moral da história, saiba ter e sentir a experiência da dificuldade, aprendendo a capacidade de trabalhar em equipa, reconhecendo e valorizando esse esforço.


Com todo este reconhecimento e valorização, o colaborador terá condições de desenvolver as suas competências, de se comprometer com o desenvolvimento da empresa e ter a motivação de trabalhar para seu próprio crescimento profissional.


Reconhecer e valorizar aqueles que, se empenham no funcionamento de uma empresa, mais do que justo, é um ato de competência e contribuição para o desenvolvimento de profissionais talentosos.


Eu, agradeço aos meus pais por me ensinarem estes valores… a “herança do trabalho”!

Artigos em destaque:
Artigos recentes:
Tags:
Nenhum tag.
Siga-me...
  • LinkedIn Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page