Motivação gera produtividade e felicidade!...
Para uma empresa ser bem sucedida, ela depende de diversos factores, ter uma boa estratégia, organização, apresentar qualidade nos seus produtos ou serviços, trazer inovações para o mercado, etc. E dentro de todos os ingredientes do sucesso, o mais importante continua a ser as pessoas! Afinal, sem os colaboradores que se esforçam no dia a dia, jamais se conseguiria alcançar resultados dignos de orgulho. Perante esta realidade, por que razão as empresas continuam a negligenciar o capital humano e a perderem os seus talentos?
É cada vez mais evidente que, o sucesso de qualquer empresa, está intrinsecamente relacionada com a motivação e dedicação dos seus colaboradores, qualquer que seja o setor de atividade. Sendo neste contexto, imprescindível o papel do líder na orientação da sua equipa, quer ele seja responsável por uma loja de retalho, um escritório, ou qualquer tipo de negócio que envolva gestão de recursos humanos, porque é certo que até os melhores colaboradores, precisam de orientação e incentivo para ter sucesso.
"Profissionais talentosos, querem sentir-se relevantes para a empresa e conviver com pessoas que lhes inspirem respeito e confiança no seu desenvolvimento."
Ao concentrar-se nos pontos fortes dos seus colaboradores, está a potenciar o "bottom line" da organização. Saber dar atenção e orientação, é fundamental para a se manter a harmonia de um ambiente de trabalho positivo e saudável, que, por sua vez, aumenta a produtividade. E não se esqueça de lhes dar feedback de forma regular, porque o pior que um líder pode fazer, é não falar com a sua equipa, sendo este um dos principais motivos da desmotivação...
Porém, a desmotivação surge quando algo começa a incomodar o profissional e, muitas vezes, torna-se constante e acaba exercendo influência sobre o seu rendimento, desanimando-o e tornando-o improdutivo.
Entre as principais causas da desmotivação estão o salário insatisfatório, local inadequado de trabalho, falta de reconhecimento profissional, trabalho superior ao estipulado, horário para entrar e não para sair da empresa, líderes autoritários, falta de organização e comunicação com os colaboradores, entre outras causas. Estes factores, geram cansaço físico e mental do profissional, ocasionando desgaste emocional e desmotivação na realização das suas tarefas e na concretização dos objetivos.
Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer. by Dwight Eisenhower
Hoje em dia, os colaboradores acreditam no direito de serem proativos e contribuírem para o sucesso da empresa e não apenas em limitarem-se a seguir ordens. Quando são ouvidos e respeitados, eles envolvem-se, sentem-se importantes e responsáveis pela concretização das suas tarefas. E seja qual for o ambiente organizacional, quem trabalha feliz, entrega-se em prol da empresa, desempenhando a sua missão com altos índices de assertividade, superando as expectativas.
Por isso, quando um colaborador está motivado, ele esforça-se ao máximo para apresentar resultados concretos e positivos. Porque ele trabalha feliz!
E você, sente-se motivado e feliz?...