Paixão, o caminho para o sucesso!...
Ter paixão pelo trabalho faz toda a diferença, quando se pretende ter uma carreira profissional bem sucedida. Já parou para avaliar quais são os sentimentos que nutre pelo seu trabalho?
Constantemente é questionado se realmente gosta daquilo que faz. O seu trabalho é uma paixão, ou, apenas uma obrigação?
Com tantas dúvidas e poucas respostas concretas, a grande maioria das pessoas não está totalmente satisfeita com a vida profissional.
Paixão, "é o gosto muito vivo, uma acentuada predileção por alguma coisa”. A paixão dá motivação e autoconfiança para alcançar o sucesso que tem almejado. O ser humano precisa encontrar satisfação e paixão em - quase - tudo o que realiza.
O psicólogo americano e precursor da famosa pirâmide de Maslow, Abraham Maslow, defendeu na sua teoria, a satisfação do ser humano no trabalho, entre outras necessidades a serem supridas, como um dos pontos importantes para se atingir a realização pessoal.
A aplicação da teoria da pirâmide de Maslow, na gestão de capital humano exige que, as organizações em primeiro lugar identifiquem em que ponto da carreira o colaborador está e qual a sua necessidade, isso vai desde compensação financeira, até meios que os permitam ter criatividade e autonomia na realização de suas atividades, suprindo suas necessidades pessoais e sociais. Ao investir na motivação e realização de seus colaboradores, as organizações garantem uma equipa mais produtiva, eficaz, capaz de solucionar problemas e criar métodos que a façam destacar-se ainda mais no mercado.
“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida. Confúcio”
São muitos os benefícios de se trabalhar com paixão, seja pela área de atividade, pela função, pela empresa ou pela equipa. Estar feliz e se dedicar de "corpo e alma" a uma causa, faz com que a produtividade aumente. O compromisso com a organização, faz com que você trabalhe mais e melhor.
O colaborador excepcional, é aquele que acorda de manhã já a antecipar o seu dia. Aquele que dá sempre o seu melhor, que tem atitude e encara todos os desafios como oportunidades para crescimento não só pessoal, mas da empresa na qual trabalha.
Grande parte do nosso tempo diário é passado no trabalho do que com a família ou amigos. Portanto, a sensação de satisfação e paixão com o trabalho, deve ser algo forte e verdadeiro. Não existe um trabalho perfeito e sem problemas, porém quando estamos apaixonados, os obstáculos para alcançar o sucesso tornam-se menores.
Eu sei que trabalho com paixão, quando me sinto motivado, entusiasmado e vejo sentido no que faço, porque percebo que agrego valor à empresa, motivo as pessoas e, principalmente, quando sinto que o trabalho está em sintonia com os meus valores.
O primeiro passo para ter paixão pelo que faz, é entender o valor agregado e a importância do seu trabalho para a empresa como um todo. Quando conseguir entender isso, irá vincular-se à organização, produzindo cada vez mais e melhor o seu trabalho, isso é paixão!
Porque quando se está apaixonado por aquilo que se faz, tudo parece tornar-se mais simples. Acredite na sua autenticidade e nos seus limites. A paixão tem a capacidade de renovar as nossas idéias e sentimentos. É o combustível que renova a nossa energia quando estamos cansados.
Para quem ainda não descobriu sua "paixão", procure em primeiro lugar entender a importância do seu trabalho, e o diferencial em fazê-lo da melhor maneira possível e, apaixone-se!