top of page

Felicidade e Motivação Profissional...


Afinal, o que é a motivação?


Começo por salientar que, ninguém “motiva” ninguém. É a própria pessoa que deve ter a capacidade de se auto-motivar. Motivar é ter “motivos”. Ter motivos para trabalhar, para se dedicar, para se comprometer, para querer vencer, para querer aprender, para se dedicar àquilo que faz.


Realização pessoal, promoção, salário ou reconhecimento, o que pode influenciar sua motivação profissional?


O bom relacionamento no ambiente de trabalho, reconhecimento e fazer o que se gosta, estão entre os fatores que mais motivam os profissionais em suas carreiras.


“Reconhecer os valores pessoais de seus colaboradores é importante, mas agradecê-los pelo profissionalismo exercido, originará uma motivação favorável à vitória.” Jardel Melo


Um colaborador motivado é muito mais produtivo, criativo, e é capaz de solucionar problemas, cria novas ferramentas para a empresa, motiva os outros colegas e é feliz em seu trabalho. Existem muitas alternativas que podem motivar um colaborador, e uma delas é, o reconhecimento profissional.


O maior problema reside, quando as empresas se "esquecem" de reconhecer junto dos seus colaboradores, os bons resultados do seu trabalho e a valorização do seu empenho. Perante este tipo de atitude, as empresas, acabam perdendo talentos e retendo pessoas desmotivadas que, não estão felizes com suas funções.


Por outro lado, a motivação faz com que o funcionário se sinta valorizado e entenda que, quanto mais ele se esforçar, mais reconhecimento terá.


“Necessariamente o homem inteligente não faz questão de elogios, mas de reconhecimento.”- Eanes


E a felicidade?


A felicidade dos colaboradores também é fundamental para o sucesso das empresas, constituindo-se como a maior vantagem da economia.


A felicidade precede o sucesso, colaboradores felizes e motivados no seu posto de trabalho, são mais produtivos, criativos, atenciosos e mais atraentes para o cliente. Por esse motivo, faz sentido promover a felicidade dos colaboradores, motivando-os.


A maior vantagem da economia de hoje, é uma vertente humana de trabalho feliz e motivada, envolvida e empenhada nas suas tarefas. Um colaborador feliz e motivado, aumenta o resultado de qualquer actividade empresarial, seja nas vendas, produtividade ou simplesmente na execução das suas tarefas diárias.


Estudos revelam que, colaboradores felizes são também, mais leais às empresas e têm mais tendência a contribuir com ideias, pelo que agindo na promoção da felicidades dos colaboradores, as empresas aumentam a sua rentabilidade.


O que as empresas devem e podem fazer, é criar as contingências necessárias à felicidade e à motivação dos seus colaboradores. As empresas devem ser capazes de oferecer aos seus colaboradores, a autonomia necessária para que possam exercer sua actividade/criatividade, tomando decisões e até podendo errar. Sem autonomia, os colaboradores sentem-se "presos" e sem vontade de se comprometerem com o que fazem.


Todo o colaborador precisa de desafios. Quer ser desafiado. Quer poder fazer, tentar, experimentar e só assim sentirá orgulho de si próprio.


Esse “orgulho” é que o fará ser “motivado” e "feliz".


Artigos em destaque:
Artigos recentes:
Tags:
Nenhum tag.
Siga-me...
  • LinkedIn Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page