top of page

Ética e Valores Profissionais...


Uma das características das pessoas bem sucedidas é que elas sabem exatamente quem são, sabem quais são suas forças e fraquezas, têm ética, sabem quais são os seus valorese o que acreditam sobre si mesmas.


E diante esta constatação, é possível traçar objetivos a serem alcançados. Mas, no momento em que se questiona a importância de se alcançar um objetivo, a ética e os valores vão sendo também refletidos.


“Aja de tal forma que sua conduta seja um exemplo para todos!”


Os valores relacionados com o trabalho, são convicções pessoais de cada pessoa, sobre quais os resultados deve esperar do trabalho e como um colaborador deve comportar-se no ambiente profissional.


Os valores que devemos demonstrar e ter presentes são:


Ambição, dinâmica, competitividade, pro-actividade, criatividade, liderança, sensibilidade, relacionamento interpessoal, espírito de equipa e humildade.


A ética, diz respeito às convicções sobre o que é certo e o que é errado. Estes valores, ajudam o colaborador a optar por tomar uma ação correta e influenciar as suas decisões.


Os valores éticos que devemos ter presentes são;


Lealdade, fidelidade, caracter e honestidade.


Será que os valores mudaram realmente e que o ambiente de trabalho está diferente?


Parece que existe, de facto, uma mudança social e estrutural ao nível dos valores no ambiente de trabalho, o que implica, é claro, a própria maneira de se trabalhar.


Se quer ser um exemplo a ser seguido, esforce-se por...


Sentir empatia

A capacidade de perceber as emoções do outro como se fossemos ele próprio ou estivéssemos no seu lugar. Ter esta capacidade é fundamental para bons relacionamentos, seja na família ou no trabalho.


Reconhecer os próprios sentimentos

Se não for capaz de avaliar a qualidade e intensidade dos próprios sentimentos, o outro não poderá definir até que ponto esses sentimentos o estão a influenciar a si e aos que estão à sua volta.


Integrar-se emocional e interactivamente

É a capacidade de estar consciente do próprio estado emocional, estando ao mesmo tempo em sintonia com o estado emocional daqueles que o cercam. Além disso, é ser capaz de interagir eficazmente com eles.


Controlar as próprias emoções

Ter controle sobre as próprias emoções significa ser capaz de expressar adequadamente o que está a sentir, evitando assim expressões emocionais ofensivas e improdutivas. Há ainda a capacidade de adiar a expressão das mesmas até um momento propício, mas não confunda isto com a supressão das emoções.


Remediar danos emocionais

Desenvolva a capacidade de reconhecer os próprios erros em relação aos outros e de reparar os danos que possa ter causado. É realmente muito importante saber admitir que errou e pedir desculpa.


Alinhe as suas ações com os valores da sua empresa e, ajude a criar uma imagem corporativa de referência. Adote uma conduta ética e de valores transparentes e conduza a sua organização a níveis de excelência.


O dia a dia das organizações é orientado por decisões que contribuem para os seus resultados.


Em suma, as empresas esperam que os profissionais encarem as oportunidades como um trabalho e não simplesmente como emprego. Existe a expectativa por parte das organizações de que elas também sejam “contratadas” pelos profissionais. A sinergia de valores e ética, é o que ditará a qualidade e duração deste "casamento".

Artigos em destaque:
Artigos recentes:
Tags:
Nenhum tag.
Siga-me...
  • LinkedIn Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page